Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Jornal Metro

O maior jornal diário do mundo

Jornal Metro

O maior jornal diário do mundo

Futebol em feminino

Helena Costa é uma treinadora portuguesa de sucesso. Trabalha há mais de uma década no Benfica, é olheira do Celtic e pode estar de saída, rumo ao Médio Oriente.

 

Teve uma proposta para ir treinar a selecção feminina do Qatar. Já decidiu se vai?
Não. É um desafio aliciante profissionalmente, mas há muita coisa a ponderar, como a vida familiar. E se não me adaptar tenho de ter a minha vida profissional garantida por cá e é isto que estou a tratar. Tenho de dar uma resposta este mês.
 

Treina camadas jovens do Benfica há 12 épocas e é olheira do futebol profissional do Celtic, da Escócia. É esta a sua profissão?
Infelizmente, o futebol não me permite pensar como profissional em Portugal. Sou professora de Educação Física, em Alhandra.
 

Prefere treinar seniores ou camadas jovens?
Eu quero e gosto é de treinar. Gosto muito de tudo o que fiz até agora. Estive sempre em projectos que me aliciaram muito. Não tenho preferência.

 

E gosta mais de trabalhar com homens ou mulheres?
É completamente diferente. Seja a postura no treino ou a maneira de ser. Elas, por exemplo, têm mais curiosidade táctica, fruto de não terem tido formação como é hábito nos homens. Questionam mais, mas por quererem saber mais.
 

Sente ou sentiu discriminação por estar num desporto mais conotado com os homens?
Sim, não vou negar. Senti e a discriminação vai continuar a existir nos tempos mais próximos.

 

Quando surgiu a sua paixão pelo futebol?
Desde que me lembro, a bola foi sempre o meu brinquedo preferido. Nunca gostei de bonecas. E o meu pai nunca acompanhou o futebol, não
teve qualquer influência.

 

B.I.
Helena Costa cresceu em Alhandra e tem 31 anos
Já estagiou com José Mourinho, László Bölöni e Jesualdo Ferreira
No currículo da treinadora de nível III estão, por exemplo, a equipa sénior masculina do Cheleirense ou as formações femininas,
do 1º de Dezembro e do Odivelas.